26 dezembro, 2015

Dia seguinte...


Hoje é dia de limpar e arrumar, mas não de despachar o Natal, que esse, cá por casa, está presente até Dia de Reis!



25 dezembro, 2015

E hoje é dia de Natal!



Feliz Natal a todos!!!

Noite mágica...

"Noite dentro vai S. Nicolau (ou Pai Natal) a distribuir as lembranças em nome do Menino Jesus!"... Foi assim que me foi apresentado o mistério dos presentes que me apareciam no sapatinho colocado na chaminé!



24 dezembro, 2015

À mesa de Consoada...


Boa Consoada!


Cá por casa estamos a  ultimar os preparativos para a Consoada e para o dia de Natal... A correria é grande e parece que o tempo não vai chegar para fazer tanta coisa, toca a meter a família a mexer: embrulhar umas últimas prendinhas, ir buscar lenha, fazer mais uns doces, meter o perú no forno... Ai canseira boa!!!

16 dezembro, 2015

Roupa...



Montes de roupa para despachar... Finalmente bom tempo para secar... E eu sem conseguir pegar no cesto atulhado de roupa molhada para a ir estender!

14 dezembro, 2015

Parabéns Sara!

Parabéns meu amor, são já 19 anos!
Mais um ano, mais umas aventuras, tu cada vez mais crescida, mais independente, de asas cada vez mais abertas e fortes, prestes a largar o ninho... um dia destes será o dia... Mas enquanto não chega, vou aproveitar cada bocadinho para mimar-te, acarinhar-te, juntar memórias boas!
Sê feliz...
Aproveita o que a vida te oferece...
Encara cada obstáculo como uma aprendizagem para te tornares mais forte e mais sábia...
Ouve os meus conselhos, afinal a minha juventude não foi assim tão diferente da tua, sou como um livro de exercícios que trás as soluções no fim, escusas de dar erros, ou pelo menos tantos...
Ouve e acarinha o teu pai, pode ser assim a modos que despassarado e brincalhão, mas ama-te tanto como eu e não há nada nesta vida que não faça por ti!
Tem paciência para a tua irmã, apesar das brigas e das birras ela gosta muito de ti. Não a afastes e há-de chegar um tempo em que, mesmo que não sejam as melhores amigas, serão o apoio e o conforto uma da outra!
Amo-te muito!

10 dezembro, 2015

Mais um adeus...


Mais um adeus... mais um anjo que se foi, partiu a dormir, rodeada dos seus amigos de 4 patas, foi assim que a encontrei de manhã!
Foram 13 anos de muitas loucuras, aventuras, disparates e muito amor!
Até um dia minha querida Lady, nunca esquecerei o teu sorriso palerma, as tuas tropelias, a tua alegria permanente!
Espero que a esta hora estejas feliz com o teu Ice!

05 dezembro, 2015

Há pessoas...


Que conseguem roubar-nos a alegria e a boa-disposição com um simples olhar, pessoas para quem nada chega, que não dão valor aos nossos esforços para as fazermos felizes e lhes dar o essencial, pessoas que à miníma contrariedade explodem em mau-humor e agressividade, que não aceitam uma explicação, por muito lógica que seja, que só sabem exigir... Lamento, tudo o que posso garantir que tenho para dar é o meu amor incondicional e apesar de tudo!



01 dezembro, 2015

1 de Dezembro...

Aprende-se na escola, mas os nossos políticos, tão patriotas, devem andar muito esquecidos da matéria!


Dia da Restauração da Independência
  • Como deves saber, o dia 1 de Dezembro é feriado em Portugal. Nesse dia comemora-se o Dia da Restauração da Independência.
  • Queres saber porquê?
    Tudo começou em finais do séc. XVI: o rei de Portugal era D. Sebastião.
  • Em 1578, D. Sebastião morreu na batalha de Alcácer-Quibir, no norte de África. Portugal ficou, assim, sem rei, pois D. Sebastião era muito novo e ainda não tinha filhos, não havia herdeiros directos para a coroa portuguesa.
  • Assim, quem subiu ao trono foi o Cardeal D. Henrique, que era tio-avô de D. Sebastião. Mas só reinou durante dois anos porque nem todos estavam de acordo com ele como novo rei.
    Mas atenção: estas coisas nunca são simples, houve muitos pretendentes e isto deu muita confusão...
  • Em 1580, nas Cortes de Tomar, Filipe II, rei de Espanha, foi escolhido como o novo rei de Portugal. A razão para a escolha foi simples: Filipe II era filho da infanta D. Isabel e também neto do rei português D. Manuel, por isso tinha direito ao trono.
  • Nesta altura, era frequente acontecerem casamentos entre pessoas das cortes de Portugal e Espanha, o que fazia com que houvesse espanhóis que pertenciam à família real portuguesa e portugueses que pertenciam à família real espanhola.
  • Durante 60 anos, viveu-se em Portugal um período que ficou conhecido na História como "Domínio Filipino". Depois do reinado de Filipe II (I de Portugal), veio a governação de Filipe III (II de Portugal) e Filipe IV (III de Portugal). Estes reis governavam Portugal e Espanha ao mesmo tempo, como um só país.

  • Os portugueses acabaram por revoltar-se contra esta situação e, no dia 1 de Dezembro de 1640, puseram fim ao reinado do rei espanhol num golpe palaciano (um golpe só para derrubar o rei e o seu governo).
  • Sabias que havia também defensores do rei espanhol em Portugal? Mas o povo não gostava disso porque o País não era governado com justiça e havia muitos problemas e ataques às províncias ultramarinas e, especialmente, ao Brasil.
  • Na altura, a Duquesa de Mântua era vice-rainha e Miguel de Vasconcelos era escrivão da Fazenda do Reino. Tinha imenso poder.
    No dia 1 de Dezembro de 1640, os Restauradores mataram-no a tiro e foi defenestrado (atirado da janela abaixo) no Paço da Ribeira.
  • Filipe III abandonou o trono de Portugal e os portugueses escolheram D. João IV, duque de Bragança, como novo rei.
  • O dia 1 de Dezembro passou a ser comemorado todos os anos como o Dia da Restauração da Independência de Portugal, já que o trono voltou para um rei português. 

E Dezembro a chegar...