30 maio, 2015

Se eu voltasse atrás...



      

Ah que saudades daqueles dias intermináveis de Verão da minha infância, da Lisboa vazia de gente, onde o som das cigarras predominava sobre tudo. De andar ao sabor da vontade, de bicicleta ou correria, com os amigos, em bando feliz e despreocupado! Das idas à praia e dos piqueniques na Serra da Sintra. Dos almoços domingueiros de cozido à portuguesa no Saloio e das queijadas no Preto. De voar nos baloiços no parque do Alvito ou no de Benfica. De andar de barco no lago do Campo Grande. Dos gelados de máquina, morango e baunilha sempre! Dos almanaques da Disney e dos livros d'Os Cinco e d'As Gémeas, que me acompanhavam para todo o lado. Dos passeios à Feira Popular, mágica aos meus olhos de criança, cheia de luzes coloridas, música e cheiros bons!
E de chegar à noite, cansada mas feliz, na certeza de muitas mais aventuras no dia seguinte e adormecer de sorriso rasgado, aninhada nos frescos lençóis de linho bordados pela minha mãe...

16 maio, 2015

15 factos importantes para as minhas filhas...


Descobri este artigo e achei que diz quase tudo o que eu gostaria de dizer às minhas filhas, apesar de apenas uma delas ainda não ter chegado aos 15. Como tal, traduzi-o o melhor que sei e aqui o deixo para elas e para todos os que o quiserem aproveitar para expressar certos pensamentos com os filhos adolescentes... Vá, leiam, vale a pena!

Para as minhas filhas:

1. "Os pais também são pessoas e porque é que eu nunca vou ser a tua melhor amiga."

Eu nunca vou ser a tua melhor amiga. Eu sou muito mais do que isso. Eu sou a tua maior defensora, uma amante devota desde o momento em que tu nasceste e isso nunca irá mudar, não importa o que tu dizes ou fazes. Eu nunca vou desistir de ti, abandonar-te ou esquecer-me de ti. No entanto, tenho a minha própria vida também e gostaria de a aproveitar! Sim, eu também tenho senso de humor. Ajuda!

2. "Pensa por ti mesma, é por isso que tens o teu próprio cérebro."

Como mãe, posso tentar orientar e influenciar-te quando te esforças para tomar decisões que eu acredito ser do teu interesse. Mas eu quero que penses por ti mesma, que uses mais o teu cérebro, que tomes as decisões certas para ti em vez de ceder à pressão dos teus pares e indo contra o teu melhor juízo e força de vontade. É mais fácil dizer do que fazer, eu sei, mas eu só tenho que dizê-lo.

3. "Haverá sempre problemas: foco, foco, foco!"

Sim, foca-te no problema, não na pessoa, se é uma pessoa que criou o problema em primeiro lugar. Desta forma é mais fácil deixar emoções de fora. O problema perde um pouco a sua complexidade e torna-se mais manejável. Se qualquer problema parece intransponível - Estou aqui para ajudar.

4. "Não é o fim do mundo."

É preciso ter coragem para confessar e assumir a responsabilidade quando erras. Como adultos, ainda lutamos contra isso e, acredita, há adultos que nunca hão-de crescer e admitir que estão errados. Ainda metem a culpa nos outros. Por favor, não sejas uma dessas pessoas. Não é o fim do mundo. É apenas mais uma lição de vida para aprender e seguir em frente. Isto faz-me lembrar um ditado que ouvi recentemente: "Aprendi tanto com meus erros que estou a pensar em fazer mais uns quantos."

5. "Lembre-te daquilo a que és boa."

Sucesso significa coisas diferentes para pessoas diferentes. Cria a tua própria história de sucesso ao saber no que tu é boa, no que queres ser melhor e no que achas que deverias ser melhor! Acima de tudo, és boa em tantas coisas. Se tiveres dúvidas, é só perguntares-me!

6. "És única. Sim, há apenas uma de ti."

Tu sabes o quão incrível és. Pensa nos biliões de pessoas que há neste mundo e mesmo assim tu permaneces única, uma sem igual. Tu não és eu. Não tentes ser eu. Não quero que sejas eu. Vou tentar ser um bom exemplo, mas eu também não sou perfeita. Esta é a tua vida, por favor, vive-a plenamente, com alegria e da melhor maneira que celebre tudo o que é maravilhoso em ti.

7. "Faz a tua voz ser ouvida, mas da forma certa."

O poder das palavras pode curar, magoar, melhorar, inspirar. Poderia continuar, mas realmente resume-se a isto: Faz a tua voz ser ouvida, mas da forma certa. Diz o que precisa ser dito, mas fá-lo de forma discreta, atenciosa e nunca com maldade. Há tantas maneiras de comunicar e deixar os pensamentos e sentimentos serem conhecidos. Escolhe sabiamente minha filha.

8. "Sexo e relacionamento: sim, há uma diferença."

Eu sei que isto é um assunto sobre o que qual podes não estar pronta para falar agora, mas eu vou falar na mesma. Espero que isto tenha mais significado para ti quando chegar o tempo certo. Sim, há uma diferença entre sexo e relacionamento. Sexo é simplesmente o desempenho físico de uma expressão e essa expressão não é sempre amor ou realizada de uma forma amorosa. Num relacionamento com alguém deve haver respeito mútuo, interesse saudável, paciência, amor, consideração e deve ser um relacionamento exclusivo e para vós somente. Espero que isto faça sentido para ti e que te poupe de ser gravemente magoada ou de magoar.

9. "Alerta de rede social!"

Ah sim, se estás prestes a cometer um erro ou fazer algo de que te podes arrepender mais tarde, pensa novamente! Podes vir a tê-lo esfregado na cara e seres constantemente perseguida, insultada e relembrada de qualquer disparate em que tenhas estado envolvida muito tempo depois de ter ocorrido! Fica alerta, tem cuidado. Os amigos podem nem sempre ser amigos quando se trata de redes sociais. Sê inteligente e mantém-te em segurança!

10. "Um turbilhão de emoções."

Sendo adolescente, sei que podes achar difícil relacionares-te comigo, mas ainda tenho alguns neurónios a funcionar e que me permitem recordar de como eu era na tua idade! É como estar numa montanha russa emocional e nem sempre se pode sair ou até nem mesmo saber como. A boa notícia é que isto não dura para sempre e as coisas vão acalmar. Basta tentares ter, o melhor que puderes, consciência dos teus sentimentos e emoções e de como eles te afectam e a todos ao teu redor.

11. "Porque é que o respeito pode ser o teu maior aliado."

Tu podes não te sentir muito especial ou única, mas cada parte de ti - o teu bem-estar físico, mental, emocional e espiritual - prospera e está em equilíbrio quando mostras respeito por ti. Também deves esperar o respeito dos outros, não de uma forma insistente, agressiva ou desafiadora, mas de uma forma que mostre que te tens em grande consideração e que os outros te devem respeitar do mesmo modo!

12. "A aprendizagem não é só sobre coisas chatas."

Há tantas maneiras de aprender e nem sempre se encontram nos livros didácticos. Sê aberta e receptiva a aprender com outros que sejam bons exemplos, aprender com situações tanto positivas como negativas, a aprender com os teus pais - sim, com os teus pais - e simplesmente aprendendo, experimentando a vida.


13. "Mostra-me o dinheiro!" 

Claro, ter dinheiro é muito importante, mas é só. O dinheiro não é algo indefinido. É algo que podes conseguir e eu encorajar-te-ei a  conseguir o teu. Torna-te mais independente financeiramente, mas de uma forma que esteja dentro da lei e não volte para te assombrar . E claro, sente-te livre para o partilhares comigo e vamos concordar em nunca discutir o como é caro criar uma criança! Cha- ching!

14. "Precisas realmente de tudo isto? "

Gadgets, aparelhos, ou o que eu gosto de chamar de "coisas", precisas realmente de tudo isso? Eu só sei que na minha juventude tinha muito menos e era feliz. Eu sei que é difícil entenderes. Por favor, pensa nisto. Será que tudo isto realmente faz-te mais feliz ou apenas faz com que sintas que nunca tens o suficiente?

15. "Tem amor pela vida."

Por favor, nunca deixes de amar a vida. Tudo o que precisas para uma vida rica, preenchida e gratificante está lá para ti. Só tu e mais ninguém, tens a obrigação de fazer a tua vida a melhor vida possível. Encontra a tua paixão pela vida e usa essa paixão para te motivar para a grandeza.



"Há somente dois legados duradouros podemos esperar para dar aos nossos filhos. Uma delas é raízes, o outro, asas." - Johann Wolfgang von Goethe

13 maio, 2015

Português...

A partir de hoje passa a ser obrigatório o uso do Novo Acordo Ortográfico, por imposição de um Governo que nada tem de patriota, que fez ouvidos de mercador à vontade do Povo, traduzida em imensas petições e manifestações contra o dito acordo...
Não é que eu seja contra a evolução da língua, falada e escrita, ela existe e temos de nos adaptar, mas recuso curvar-me a vontades única e exclusivamente mercantis, que apenas vêem à frente o vil metal que poderão embolsar em proveito próprio e que nos impingem um modo de escrever que nada tem a haver com o modo como falamos!
Como tal, vou continuar a escrever em Português, da forma que me foi ensinado nos bancos da escola, num tempo em que ainda tínhamos orgulho em ser Portugueses!