26 dezembro, 2015

Dia seguinte...


Hoje é dia de limpar e arrumar, mas não de despachar o Natal, que esse, cá por casa, está presente até Dia de Reis!



25 dezembro, 2015

E hoje é dia de Natal!



Feliz Natal a todos!!!

Noite mágica...

"Noite dentro vai S. Nicolau (ou Pai Natal) a distribuir as lembranças em nome do Menino Jesus!"... Foi assim que me foi apresentado o mistério dos presentes que me apareciam no sapatinho colocado na chaminé!



24 dezembro, 2015

À mesa de Consoada...


Boa Consoada!


Cá por casa estamos a  ultimar os preparativos para a Consoada e para o dia de Natal... A correria é grande e parece que o tempo não vai chegar para fazer tanta coisa, toca a meter a família a mexer: embrulhar umas últimas prendinhas, ir buscar lenha, fazer mais uns doces, meter o perú no forno... Ai canseira boa!!!

16 dezembro, 2015

Roupa...



Montes de roupa para despachar... Finalmente bom tempo para secar... E eu sem conseguir pegar no cesto atulhado de roupa molhada para a ir estender!

14 dezembro, 2015

Parabéns Sara!

Parabéns meu amor, são já 19 anos!
Mais um ano, mais umas aventuras, tu cada vez mais crescida, mais independente, de asas cada vez mais abertas e fortes, prestes a largar o ninho... um dia destes será o dia... Mas enquanto não chega, vou aproveitar cada bocadinho para mimar-te, acarinhar-te, juntar memórias boas!
Sê feliz...
Aproveita o que a vida te oferece...
Encara cada obstáculo como uma aprendizagem para te tornares mais forte e mais sábia...
Ouve os meus conselhos, afinal a minha juventude não foi assim tão diferente da tua, sou como um livro de exercícios que trás as soluções no fim, escusas de dar erros, ou pelo menos tantos...
Ouve e acarinha o teu pai, pode ser assim a modos que despassarado e brincalhão, mas ama-te tanto como eu e não há nada nesta vida que não faça por ti!
Tem paciência para a tua irmã, apesar das brigas e das birras ela gosta muito de ti. Não a afastes e há-de chegar um tempo em que, mesmo que não sejam as melhores amigas, serão o apoio e o conforto uma da outra!
Amo-te muito!

10 dezembro, 2015

Mais um adeus...


Mais um adeus... mais um anjo que se foi, partiu a dormir, rodeada dos seus amigos de 4 patas, foi assim que a encontrei de manhã!
Foram 13 anos de muitas loucuras, aventuras, disparates e muito amor!
Até um dia minha querida Lady, nunca esquecerei o teu sorriso palerma, as tuas tropelias, a tua alegria permanente!
Espero que a esta hora estejas feliz com o teu Ice!

05 dezembro, 2015

Há pessoas...


Que conseguem roubar-nos a alegria e a boa-disposição com um simples olhar, pessoas para quem nada chega, que não dão valor aos nossos esforços para as fazermos felizes e lhes dar o essencial, pessoas que à miníma contrariedade explodem em mau-humor e agressividade, que não aceitam uma explicação, por muito lógica que seja, que só sabem exigir... Lamento, tudo o que posso garantir que tenho para dar é o meu amor incondicional e apesar de tudo!



01 dezembro, 2015

1 de Dezembro...

Aprende-se na escola, mas os nossos políticos, tão patriotas, devem andar muito esquecidos da matéria!


Dia da Restauração da Independência
  • Como deves saber, o dia 1 de Dezembro é feriado em Portugal. Nesse dia comemora-se o Dia da Restauração da Independência.
  • Queres saber porquê?
    Tudo começou em finais do séc. XVI: o rei de Portugal era D. Sebastião.
  • Em 1578, D. Sebastião morreu na batalha de Alcácer-Quibir, no norte de África. Portugal ficou, assim, sem rei, pois D. Sebastião era muito novo e ainda não tinha filhos, não havia herdeiros directos para a coroa portuguesa.
  • Assim, quem subiu ao trono foi o Cardeal D. Henrique, que era tio-avô de D. Sebastião. Mas só reinou durante dois anos porque nem todos estavam de acordo com ele como novo rei.
    Mas atenção: estas coisas nunca são simples, houve muitos pretendentes e isto deu muita confusão...
  • Em 1580, nas Cortes de Tomar, Filipe II, rei de Espanha, foi escolhido como o novo rei de Portugal. A razão para a escolha foi simples: Filipe II era filho da infanta D. Isabel e também neto do rei português D. Manuel, por isso tinha direito ao trono.
  • Nesta altura, era frequente acontecerem casamentos entre pessoas das cortes de Portugal e Espanha, o que fazia com que houvesse espanhóis que pertenciam à família real portuguesa e portugueses que pertenciam à família real espanhola.
  • Durante 60 anos, viveu-se em Portugal um período que ficou conhecido na História como "Domínio Filipino". Depois do reinado de Filipe II (I de Portugal), veio a governação de Filipe III (II de Portugal) e Filipe IV (III de Portugal). Estes reis governavam Portugal e Espanha ao mesmo tempo, como um só país.

  • Os portugueses acabaram por revoltar-se contra esta situação e, no dia 1 de Dezembro de 1640, puseram fim ao reinado do rei espanhol num golpe palaciano (um golpe só para derrubar o rei e o seu governo).
  • Sabias que havia também defensores do rei espanhol em Portugal? Mas o povo não gostava disso porque o País não era governado com justiça e havia muitos problemas e ataques às províncias ultramarinas e, especialmente, ao Brasil.
  • Na altura, a Duquesa de Mântua era vice-rainha e Miguel de Vasconcelos era escrivão da Fazenda do Reino. Tinha imenso poder.
    No dia 1 de Dezembro de 1640, os Restauradores mataram-no a tiro e foi defenestrado (atirado da janela abaixo) no Paço da Ribeira.
  • Filipe III abandonou o trono de Portugal e os portugueses escolheram D. João IV, duque de Bragança, como novo rei.
  • O dia 1 de Dezembro passou a ser comemorado todos os anos como o Dia da Restauração da Independência de Portugal, já que o trono voltou para um rei português. 

E Dezembro a chegar...


28 novembro, 2015

Novembro a acabar...

Finalmente fim-de-semana! Deu para ter uma noite descansada e acordar sem despertador, apesar de acordar relativamente cedo na mesma, mas ando nas calmas. Enquanto o resto da tropa dormia, fiz um bolo para o pequeno-almoço, meti roupa a lavar (há que aproveitar o sol e o ventinho para secar o mais que se puder) e andei a passear pelo Facebook. Agora à tarde é para aproveitar a ajuda da família e começar a organizar a casa e as decorações natalícias... Novembro queima os últimos cartuxos, Dezembro aproxima-se a passos largos e dia 1 é o meu dia de enfeitar casa, fazer as árvores (tenho a mania de fazer a grande na sala de estar e outra, mais maneirinha, na sala de jantar) e fazer o Presépio... Estou lentamente a entrar em modo nataólico... preparem-se!


12 novembro, 2015

Futebol e política...

... São duas daquelas coisas que, estupidamente, levam as pessoas a perder a razão, o juízo, o bom-senso, a educação e... as amizades!
É engraçado ver pessoas que, no seu mural de Facebook, fazem a apologia da Democracia, que lamentam o actual estado da Nação, que dizem que a dita Democracia está de luto mas depois, quando um amigo de longa data resolve brincar e dar a sua opinião (contrária), simplesmente lhe apagam o comentário e o bloqueiam da conta!
Foi o que aconteceu nestes dias com uma suposta amiga de muitos anos que simplesmente correu com o meu cara-metade por não gostar da opinião política dele. E quando eu a chamei a atenção para o que tinha feito, também eu fui bloqueada! Ou seja, a moral que eu tiro da história é que, para certas pessoas, a Democracia só existe para os que são da mesma opinião que elas ou que, pelo menos, não as contrariam!


08 novembro, 2015

Domingo...

Hoje foi Domingo de mais-ou-menos-preguiça, a tarde toda em casa com a mais velha, que a mais nova e o cara-metade foram à bola. Passou-se a meter roupa a lavar, estender roupa, apanhar roupa, fez-se um bolo e assou-se castanhas e batatas doces. Agora já está a família toda em casa e lá se vai petiscando as castanhas e as batatas doces... é que o bolo foi-se logo, ainda quentinho, partilhado com bons amigos que nos vieram fazer uma visita!

26 outubro, 2015

Cinzento...

Segunda-feira cinzenta, chuvosa... dá moleza, muito sono... e eu com tanto que fazer... ó valha-me a santinha!



19 outubro, 2015

Pecado de fim de semana...






Este fim de semana houve cheesecake de nutella e oreo, para adoçar as bocas e as almas. É bom e recomenda-se, muito embora com alguma parcimónia pois acaba por se tornar enjoativo se se comer em demasia... uma fatia fina chega perfeitamente para consolar a gula!

Fica aqui a receita... ;)

18 outubro, 2015

Um adeus...

Há pessoas que apesar de uma breve passagem pela nossa vida nos marcam para todo o sempre e nos deixam sempre uma doce memória... E foi este o caso do meu querido Guilherme Duarte, que me acompanhou nos 3 anos em que trabalhei na EDP na Amadora, já lá vão uns 22 anos, justamente pela sua simpatia, carinho, bondade, sentido de justiça, capacidade de liderança e alegria de viver!
Reencontrei-o há relativamente pouco tempo através dos meandros do Facebook e, apesar de não o ter voltado a ver fisicamente, de vez em quando íamos matando as saudades em pequenas conversas e pelo que íamos vendo um do outro nos respectivos murais...
Hoje despeço-me com muita tristeza e aqui partilho alguns poemas de sua autoria "roubados" pela net.
Adeus meu querido Sr. Duarte, obrigado por tudo o que me ensinou, pela força e carinho que me deu!

QUE DEMOCRACIA É ESTA?



Sempre trabalhei na vida
E todo o pão que comi
Foi ganho honestamente
Com o suor do meu rosto.
Não gastei mais do que tinha.
Nunca fui um aldrabão.
Não sou nenhum vigarista,
Nem sequer oportunista
E também não sou ladrão.
Sou um português cumpridor
Dos deveres de um cidadão
Honesto e trabalhador
Que está a ser espoliado
Do fruto do seu trabalho
Por gente sem coração,
Por políticos de má raça
Profissionais da trapaça
E de promessas mentirosas.
Como eu, todo um povo
A quem está a ser negado
O direito que tem ao trabalho,
A um tecto, ao agasalho,
À saúde e educação
E que está a ficar revoltado,
Quando vê que até o pão
Lhe está já a ser negado.

Há razão para perguntar,
Que democracia é esta
Que acolhe no seu regaço
Gente reles, que não presta
Que faz da política uma festa
Em que canta, ri e dança
Enche a carteira e a pança
Enquanto o povo faz de palhaço
E ainda tem que pagar?

Guilherme Duarte


PALAVRAS APENAS


Enquanto no mundo houver,
Uma criança que seja
Que não tenha que comer,
Deve ser nossa missão
Lutar e tudo fazer
Para evitar bocas sem pão.

Não podemos tolerar
Que haja ainda crianças
Sem um tecto que as abrigue,
Sem uma cama onde dormir,
Sem roupa para se cobrir
E sem direito a brincar.

Será que quem nos governa
Consegue mesmo dormir
Sabendo que entre o povo
Que prometeram servir
Há gente que passa fome,
Gente pobre, sem trabalho,
E sem dinheiro para se tratar?

Garante a Constituição,
A todos, direito ao pão,
À saúde, ao agasalho,
À justiça e educação
Ao respeito e ao trabalho.

São lindas estas palavras
Que todos gostamos de ouvir,
Mas são palavras apenas
Que políticos mentirosos
Não fazem tenção de cumprir.


Guilherme Duarte



Estas folhas espalhadas
Pelo chão do meu jardim
São os meus sonhos falhados,
As perspectivas goradas,
As metas nunca alcançadas
E todos aqueles sonhos
Que em tempos acalentei
Mas nunca realizei,
E que terminaram assim.


Daquela árvore frondosa
Que deu sombra à minha esperança,
As folhas foram caindo
Uma a uma sem parar.
E em cada folha que cai
Há um sonho que se vai,
E uma paixão que se extingue.
Em cada folha que amarelece
Há uma vida que enfraquece
E uma força que se esvai.
E quando essa folha cai
É uma página que se rasga
Do livro da minha história,
E no fim fica a memória,
E tem um nome: saudade.


Aquela árvore frondosa
Que já foi verde e viçosa,
Hoje de folhas despida,
Já não dá sombra a ninguém.
Está agora feia e nua
E está caduca, também,
A árvore da minha vida.



Guilherme Duarte



NATAL


Na árvore há brilho, há luz e magia,
No presépio há uma mensagem de amor,
Nos corações há ternura e calor,
À mesa, a tristeza de uma cadeira vazia.


Tenho saudade dos Natais de outrora
Quando o Rei do Natal era o Menino Jesus,
O Menino que nasceu numa gruta fria e sem luz
E descansa sereno nos braços de Nossa Senhora.


Em que é o homem transformou o Natal?
Substituiu o Menino por um velho irreal,
E virou as costas à gruta em Belém


Ignorou o presépio e a Família Sagrada
A alma invadida por um monte de nada
E o Menino ficou só, nos braços da Mãe.



Guilherme Duarte


03 outubro, 2015

24 setembro, 2015

Parabéns Márcia!


Que sejas muito feliz connosco, que a tua vida se oriente para o sucesso, que te tornes uma grande mulher, forte, decidida, independente e com uma grande auto-estima! Desejo-te tudo isto e muito mais, minha filha do coração!

23 setembro, 2015

Abraços...






É tão bom terminar o dia com um abraço apertado das minhas filhas, sentir e transmitir naquele aperto todo o amor!
E é assim que sei que esta será uma boa noite, adormeço de coração cheio de alegria!

22 setembro, 2015

Ando entretida...



Quando comprámos esta casa, mal me deparei com esta mini casa-de-banho, apenas com uma sanita partida e um lavatório e mesmo ao lado de outra casa-de-banho completa, logo um pouco inútil, achei que seria ideal para fazer uma arrecadação para tudo o que fossem tralhas de limpeza da casa: aspirador, balde e esfregona, pá e vassoura, paninhos, detergentes e produtos vários. Mas os anos passaram e o sítio servia apenas de local para um amontoado de tralha e de wc felino...
Este fim de semana deu-me assim a modos que uma genica valente, convenci o meu cara-metade a arrancar o lavatório (a sanita foi logo tirada ao início por estar estragada) e ontem passei boa parte da manhã a raspar as paredes que tinham uma tinta plástica toda enfolada e cheia de humidade. Hoje a saga continua, tenho de chegar ao tecto!
Aceito sugestões para cobrir estas paredes horríveis!



 


20 setembro, 2015

Último dia...


 ... antes de começar a azáfama da escola! Mas vá lá que, ao ver os horários das manas. já tive uma boa notícia: excepto dois dias por semana, este ano lectivo já não é preciso nos levantarmos às 6h da manhã!
Hoje é para relaxar, curtir o dia em família, ultimar pormenores para amanhã, respirar fundo e... lá vamos nós a mais uma aventura!



Follow my blog with Bloglovin

19 setembro, 2015

TAG "De Tudo Um Pouco"

Ora então, fui nomeada pela LopesCa para responder à TAG "De Tudo Um Pouco", obrigado!
Regras da TAG:
/ Responder todas as perguntas.
/ Indicar, no mínimo 11 blogs com quantidade menor de 500 seguidores.
/ Colocar o selo da TAG.
/ Colocar o link de quem indicou.
As perguntas:



1- Qual seu estilo de musical preferido?
     Decididamente rock! Mas gosto de ouvir um pouco de tudo.




2- Qual sua peça de roupa é sua preferida?


     Não tenho uma peça de roupa preferida, é consoante a ocasião e a disposição. O que não prescindo é de andar confortável!


3- Qual dos seus calçados é o seu preferido?

     Umas botas de cano alto que tenho há anos e anos!



4- Camisa ou Camisola? Calções ou Calças?  


     Camisa De algodão branco e calças de ganga.


5- Cabelo estiloso ou tradicional? Cabelo liso ou enrolado?


     Prefiro um estilo naturalmente liso, simples e prático.


6- Brigadeiro ou Gelado?


     Gelado de brigadeiro! ;)


7- Doce ou salgado?


     Doce!!! Com umas pedrinhas de sal...


8- Como você define o seu estilo?
    Simples, prático, confortável e que me faça sentir bonita!




9- Você é do tipo de pessoa que consome bastante ou só compra o básico?
     Tento evitar consumismos excessivos, manter uma certa simplicidade e optar pelo básico saudável, bom e durável. Com 3 adolescentes em casa, por vezes isto torna-se uma missão quase impossível!

10- Considera-se vaidosa?
      Sim! Para quê mentir... gosto de me ver ao espelho, sentir-me bonita, de ter elogios!



Os meus blogs nomeados são:
...

Quero aprender a fazer umas destas...

Nos meses frios de Inverno custa-me imenso quando estou ao computador ou
a ler e as mãos começam a gelar, como tal estas luvinhas sem dedos
estão-me a parecer super tentadoras!



Güertanica en Centroeuropa: Tejer mitones a dos agujas: Por estos lares, el fresco ya ha comenzado así que nos tenemos que poner manos a la obra para ir calentitas y evitar que se nos hielen las...



01 setembro, 2015

Setembro...



... Significa dias mais curtos, noites mais frias, voltar ao corre-corre diário do leva e trás da escola e das actividades, ter a casa vazia durante grande parte do dia... Mas também significa voltar a ter tempo para mim, para as minhas coisas, para meter a casa em ordem, para me dedicar a uns quantos projectos que tenho em mente. É um novo ciclo que se inicia e que pretendo entrar cheia de força e vontade!
Bom Setembro!

06 julho, 2015

Ameixas para que vos quero...



Sexta-feira trouxe para casa uma caixa com cerca de 4kg de ameixas, distribuí umas quantas, comeram-se outras tantas mas realmente eram ameixas a mais, como tal andei à procura de uma receita de doce que me agradasse, encontrei esta que foi provada e aprovada. Amanhã saem mais uns quantos frascos!

10 junho, 2015

14 anos...



Foi há 14 anos que te aninhei pela primeira vez nos meus braços para nunca mais te querer largar, apesar das birras, dos acessos de mau-humor, da teimosia... mas és também uma menina muito doce, muito madura, inteligente, com quem sabe bem conversar! Ainda tens algumas arestas a limar, mas acredito que um dia serás uma mulher maravilhosa e poderosa em todos os sentidos!
Amo-te muito, sempre!

30 maio, 2015

Se eu voltasse atrás...



      

Ah que saudades daqueles dias intermináveis de Verão da minha infância, da Lisboa vazia de gente, onde o som das cigarras predominava sobre tudo. De andar ao sabor da vontade, de bicicleta ou correria, com os amigos, em bando feliz e despreocupado! Das idas à praia e dos piqueniques na Serra da Sintra. Dos almoços domingueiros de cozido à portuguesa no Saloio e das queijadas no Preto. De voar nos baloiços no parque do Alvito ou no de Benfica. De andar de barco no lago do Campo Grande. Dos gelados de máquina, morango e baunilha sempre! Dos almanaques da Disney e dos livros d'Os Cinco e d'As Gémeas, que me acompanhavam para todo o lado. Dos passeios à Feira Popular, mágica aos meus olhos de criança, cheia de luzes coloridas, música e cheiros bons!
E de chegar à noite, cansada mas feliz, na certeza de muitas mais aventuras no dia seguinte e adormecer de sorriso rasgado, aninhada nos frescos lençóis de linho bordados pela minha mãe...

16 maio, 2015

15 factos importantes para as minhas filhas...


Descobri este artigo e achei que diz quase tudo o que eu gostaria de dizer às minhas filhas, apesar de apenas uma delas ainda não ter chegado aos 15. Como tal, traduzi-o o melhor que sei e aqui o deixo para elas e para todos os que o quiserem aproveitar para expressar certos pensamentos com os filhos adolescentes... Vá, leiam, vale a pena!

Para as minhas filhas:

1. "Os pais também são pessoas e porque é que eu nunca vou ser a tua melhor amiga."

Eu nunca vou ser a tua melhor amiga. Eu sou muito mais do que isso. Eu sou a tua maior defensora, uma amante devota desde o momento em que tu nasceste e isso nunca irá mudar, não importa o que tu dizes ou fazes. Eu nunca vou desistir de ti, abandonar-te ou esquecer-me de ti. No entanto, tenho a minha própria vida também e gostaria de a aproveitar! Sim, eu também tenho senso de humor. Ajuda!

2. "Pensa por ti mesma, é por isso que tens o teu próprio cérebro."

Como mãe, posso tentar orientar e influenciar-te quando te esforças para tomar decisões que eu acredito ser do teu interesse. Mas eu quero que penses por ti mesma, que uses mais o teu cérebro, que tomes as decisões certas para ti em vez de ceder à pressão dos teus pares e indo contra o teu melhor juízo e força de vontade. É mais fácil dizer do que fazer, eu sei, mas eu só tenho que dizê-lo.

3. "Haverá sempre problemas: foco, foco, foco!"

Sim, foca-te no problema, não na pessoa, se é uma pessoa que criou o problema em primeiro lugar. Desta forma é mais fácil deixar emoções de fora. O problema perde um pouco a sua complexidade e torna-se mais manejável. Se qualquer problema parece intransponível - Estou aqui para ajudar.

4. "Não é o fim do mundo."

É preciso ter coragem para confessar e assumir a responsabilidade quando erras. Como adultos, ainda lutamos contra isso e, acredita, há adultos que nunca hão-de crescer e admitir que estão errados. Ainda metem a culpa nos outros. Por favor, não sejas uma dessas pessoas. Não é o fim do mundo. É apenas mais uma lição de vida para aprender e seguir em frente. Isto faz-me lembrar um ditado que ouvi recentemente: "Aprendi tanto com meus erros que estou a pensar em fazer mais uns quantos."

5. "Lembre-te daquilo a que és boa."

Sucesso significa coisas diferentes para pessoas diferentes. Cria a tua própria história de sucesso ao saber no que tu é boa, no que queres ser melhor e no que achas que deverias ser melhor! Acima de tudo, és boa em tantas coisas. Se tiveres dúvidas, é só perguntares-me!

6. "És única. Sim, há apenas uma de ti."

Tu sabes o quão incrível és. Pensa nos biliões de pessoas que há neste mundo e mesmo assim tu permaneces única, uma sem igual. Tu não és eu. Não tentes ser eu. Não quero que sejas eu. Vou tentar ser um bom exemplo, mas eu também não sou perfeita. Esta é a tua vida, por favor, vive-a plenamente, com alegria e da melhor maneira que celebre tudo o que é maravilhoso em ti.

7. "Faz a tua voz ser ouvida, mas da forma certa."

O poder das palavras pode curar, magoar, melhorar, inspirar. Poderia continuar, mas realmente resume-se a isto: Faz a tua voz ser ouvida, mas da forma certa. Diz o que precisa ser dito, mas fá-lo de forma discreta, atenciosa e nunca com maldade. Há tantas maneiras de comunicar e deixar os pensamentos e sentimentos serem conhecidos. Escolhe sabiamente minha filha.

8. "Sexo e relacionamento: sim, há uma diferença."

Eu sei que isto é um assunto sobre o que qual podes não estar pronta para falar agora, mas eu vou falar na mesma. Espero que isto tenha mais significado para ti quando chegar o tempo certo. Sim, há uma diferença entre sexo e relacionamento. Sexo é simplesmente o desempenho físico de uma expressão e essa expressão não é sempre amor ou realizada de uma forma amorosa. Num relacionamento com alguém deve haver respeito mútuo, interesse saudável, paciência, amor, consideração e deve ser um relacionamento exclusivo e para vós somente. Espero que isto faça sentido para ti e que te poupe de ser gravemente magoada ou de magoar.

9. "Alerta de rede social!"

Ah sim, se estás prestes a cometer um erro ou fazer algo de que te podes arrepender mais tarde, pensa novamente! Podes vir a tê-lo esfregado na cara e seres constantemente perseguida, insultada e relembrada de qualquer disparate em que tenhas estado envolvida muito tempo depois de ter ocorrido! Fica alerta, tem cuidado. Os amigos podem nem sempre ser amigos quando se trata de redes sociais. Sê inteligente e mantém-te em segurança!

10. "Um turbilhão de emoções."

Sendo adolescente, sei que podes achar difícil relacionares-te comigo, mas ainda tenho alguns neurónios a funcionar e que me permitem recordar de como eu era na tua idade! É como estar numa montanha russa emocional e nem sempre se pode sair ou até nem mesmo saber como. A boa notícia é que isto não dura para sempre e as coisas vão acalmar. Basta tentares ter, o melhor que puderes, consciência dos teus sentimentos e emoções e de como eles te afectam e a todos ao teu redor.

11. "Porque é que o respeito pode ser o teu maior aliado."

Tu podes não te sentir muito especial ou única, mas cada parte de ti - o teu bem-estar físico, mental, emocional e espiritual - prospera e está em equilíbrio quando mostras respeito por ti. Também deves esperar o respeito dos outros, não de uma forma insistente, agressiva ou desafiadora, mas de uma forma que mostre que te tens em grande consideração e que os outros te devem respeitar do mesmo modo!

12. "A aprendizagem não é só sobre coisas chatas."

Há tantas maneiras de aprender e nem sempre se encontram nos livros didácticos. Sê aberta e receptiva a aprender com outros que sejam bons exemplos, aprender com situações tanto positivas como negativas, a aprender com os teus pais - sim, com os teus pais - e simplesmente aprendendo, experimentando a vida.


13. "Mostra-me o dinheiro!" 

Claro, ter dinheiro é muito importante, mas é só. O dinheiro não é algo indefinido. É algo que podes conseguir e eu encorajar-te-ei a  conseguir o teu. Torna-te mais independente financeiramente, mas de uma forma que esteja dentro da lei e não volte para te assombrar . E claro, sente-te livre para o partilhares comigo e vamos concordar em nunca discutir o como é caro criar uma criança! Cha- ching!

14. "Precisas realmente de tudo isto? "

Gadgets, aparelhos, ou o que eu gosto de chamar de "coisas", precisas realmente de tudo isso? Eu só sei que na minha juventude tinha muito menos e era feliz. Eu sei que é difícil entenderes. Por favor, pensa nisto. Será que tudo isto realmente faz-te mais feliz ou apenas faz com que sintas que nunca tens o suficiente?

15. "Tem amor pela vida."

Por favor, nunca deixes de amar a vida. Tudo o que precisas para uma vida rica, preenchida e gratificante está lá para ti. Só tu e mais ninguém, tens a obrigação de fazer a tua vida a melhor vida possível. Encontra a tua paixão pela vida e usa essa paixão para te motivar para a grandeza.



"Há somente dois legados duradouros podemos esperar para dar aos nossos filhos. Uma delas é raízes, o outro, asas." - Johann Wolfgang von Goethe