31 julho, 2007

Gelados


Nestes últimos tempos tenho andado com desejos de gelados! Mas não pode ser um gelado qualquer, não senhora, não me apetece aquelas receitas industriais, vendidas a granel... apetece-me sim um geladinho caseiro, artesanal, servido em taças, com chantilly acabadinho de fazer... Pensam vocês: "Mas então, tens bom remédio, vai comer um!", pois, digo-vos eu, aqui por estas terras, que eu tenha dado por isso, não há uma única gelataria com fabrico próprio!!!!! Nem uma!!!
Isto não deixa de ser estranho numa terra onde o pessoal gosta de espairecer numa boa esplanada, onde, mal faz bom tempo, as ruas se enchem de gente... Será que a malta se conformou com os geladinhos de produção em série???
Só sei que continua a apetecer-me um gelado e por aqui não me safo!
Amuei!!!

29 julho, 2007

Calor...


Será que é desta que o Verão assenta? Está um dia quente, muito quente mesmo, mas é assim que me sinto feliz! O calor liberta o odor das flores, da terra, ouvem-se os grilos e as cigarras, fora isso... silêncio! E sabe tão bem, no meio deste silêncio da natureza, balouçar, sentir uma brisa suave, ler um livro, ouvir ocasionalmente as risadas das miúdas que brincam na mini-piscina, fazer um carinho numa das 3 cabeçorras caninas que se aproxima... A isto é o que eu chamo de domingo de paz!

P.S. - Depois da actualização do Hi5 e de postar isto, volto lá para fora!

20 julho, 2007

Especialmente para uma certa amiga gulosa!


Nem vale a pena dizer o nome, quem a conhece já sabe de quem falo! E para ela aqui deixo, depois de muito pesquisar, uma receita de Farturas!
Bom apetite amiga!

Receita para 4 a 8 pessoas
Ingredientes:

1 tigela grande de farinha de trigo
1 colher de chá cheia de fermento em pó
1 colher de chá cheia de sal fino
azeite fino para fritar
açúcar e canela para polvilhar

Preparação:
Peneire em conjunto a farinha, o fermento e o sal para dentro de uma tigela grande. Aos poucos, adicione água e vá batendo até a mistura ficar lisa, maleável mas espessa. Tape com uma pano para a superfície não secar e deixe levedar durante 20 minutos. Deite a massa numa seringa forte, própria para este tipo de fritos. Leve ao lume uma frigideira fina, com bastante azeite. Aqueça bem e deite a massa da seringa no azeite, movendo esta em volta da frigideira. Vire do outro lado com dois garfos fortes e acabe de fritar. Retire e escorra o excesso de gordura sobre folhas de papel absorvente. Com uma tesoura, corte em pedaços. Sirva as farturas quentes, polvilhadas com açúcar misturado com canela.

13 julho, 2007

39!


Lá vou eu... devagarinho... pé ante pé... ainda a dar os primeiros passos desta viagem de um ano que me vai transportar dos "intas" para os "entas"! Tenho um ano para me preparar, para me mentalizar, para enfrentar o início das décadas dos "entas"!
A parte engraçada é que, à parte de uns pequenos pormenores de índole física, sinto-me a mesma rapariguinha de há muitos anos atrás! A minha maneira de ver a vida não mudou assim tanto, muito embora tenha apurado o famoso 6º sentido, mais conhecido por "o dedinho que adivinha", frase muito usada pelas minhas filhas, quando me adianto a qualquer vontade, a qualquer malandrice ou a qualquer desabafo. Mas continuo a gostar da vida vista através de um sonho, cheia de sol, com cheiro a campo e a mar, com o suave barulho das ondas a rebentar na areia, continuo a precisar de muita paixão e romance, longas horas em amena cavaqueira em família e rodeada de bons amigos!
Cheguei aos 39... que venham outros tantos!!!

LilypieNext Birthday Ticker